Por Jennifer Palma
Repórter/Âncora – Global News
Tradução: Renata Cardoso para Autimates.com
Família de British Columbia fala sobre os grandes benefícios dos cães de assistência para crianças com necessidades especiais, e as listas de espera intermináveis para conseguir um deles. Matéria de Jennifer Palma.

James é um menino de seis anos que ama sua família, música e animais. Sua família quer vê-lo crescer e se desenvolver em todo seu potencial. Eles acham que um cachorro poderia ajudá-lo.
Mas não um cachorro qualquer.
James é um menino que tem Síndrome de Down e Autismo. Cães de Assistência seriam uma boa opção para ele. James ama os cães e interage bem com eles.
Sua mãe, Amy Watkins, diz que um cão de assistência para autistas faria James se sentir seguro e confiante em contextos fora de casa. Ela afirma que os cães são tão bem treinados que poderiam até mesmo ajudá-lo a dormir melhor e melhorar seu uso da linguagem.
“A resposta dele aos animais é incrível. Tudo na vida dele seria mais fácil.”
Mas conseguir um cão de assistência não é tarefa fácil. Há listas de espera intermináveis e em algumas organizações a espera para entrar em uma lista de espera pode chegar a 18 meses.
Na B.C. and Alberta Guide Dogs (Organização de Cães Guias de British Columbia e Alberta, províncias do Canadá), a espera é de quatro anos. A expectativa é de conseguir atender esse acúmulo de pedidos até o fim deste ano, para então poderem reabrir a lista de espera.

“Todos nós que trabalhamos nesta área estamos completamente sobrecarregados. Uma a cada 65 crianças está no espectro autista”, afirmam Bill Thornton e a Organização de Cães Guias de British Columbia e Alberta.
Ele diz que parte desse programa está em um rápido crescimento e a demanda é enorme. Eles esperam poder dobrar sua capacidade nos próximos cinco anos.
Marie Therese Krzus, da Assistance Service Dogs B.C. (Serviço de Cães de Assistência de British Columbia) declara que a Organização também não consegue atender a todas as solicitações.
“Eu recebo pelo menos de três a quatro telefonemas ou e-mails de famílias pedindo um cão de assistência toda semana”, diz Marie.
“O custo dos cães pode chegar a $35.000 (em dólares canadenses, sendo $1 equivalente a cerca de R$2,53 atualmente), e nossas províncias não possuem dinheiro para apoiar esta causa.
Os cães são treinados e doados aos necessitados sem nenhum custo, mas o dinheiro para a compra e o treinamento dos animais é obtido por meio de contínua arrecadação de fundos.
“Não temos dinheiro fornecido pelo governo. Nenhum centavo neste momento. Contamos com doações da comunidade e algum patrocínio vindo de empresas também”, diz Krzus.
O Ministério do Desenvolvimento da Criança e da Família de British Columbia contribui com a quantia de $6.000 anuais para auxiliar nos custos de tratamento de crianças e adolescentes autistas com idades entre 6 e 18 anos (crianças de 0 a 6 anos recebem $22.000 anuais), mas esse valor não pode ser usado com os cães de assistência.
“Tudo é direcionado especificamente para terapias e equipamentos, e tudo é fiscalizado”, complementa Watkins.
A família Watkins não pode esperar, por isso está angariando fundos para ajudar a Assistance Service Dogs B.C. a comprar e treinar um animal. O custo é de $25.000.
A família criou um website para doações e já conseguiu milhares de dólares, incluindo $1.100 de Sean McShane, o amigo de seis anos do James.
Sean pediu à sua mãe permissão para vender chocolate quente em um mercado na cidade de Maple Ridge. Sua mãe permitiu e ele doou o dinheiro à família Watkins para que James possa conseguir seu cão de assistência.
A família está muito agradecida à comunidade.
“Queremos tentar conseguir o dinheiro porque quando você olha para seu filho e quer ajudá-lo, você quer ajudá-lo imediatamente.”
link do artigo original: http://globalnews.ca/news/3334240/6-year-old-maple-ridge-boy-with-down-syndrome-and-autism-raising-money-for-service-dog/
You must log in to post a comment.